Direção diz que expediente já faz parte da rotina do hospital nas últimas semanas
O hospital Santa Casa de Londrina fechou o Pronto Socorro para novos pacientes por conta da superlotação. A medida será adotada por um período de 12 horas, ou seja, a ala de urgência e emergência foi fechada às 8 horas da manhã e poderá reabrir apenas às 18 horas.
No momento, são 30 pacientes no PS da Santa Casa que tem estrutura com capacidade para 12.
A assessoria de imprensa do hospital informou que quando fechar o período de 12 horas será feita uma nova avaliação das condições para voltar a receber novos pacientes ou continuar suspenso.
A direção da Santa Casa frisou ainda que a quase totalidade dos atendimentos no PS – parte de emergência e traumas – onde está suspenso – é de casos referenciados – ou seja vem de outros serviços ou por ambulância principalmente de SIATE, SAMU. Em nota o hospital diz que esses serviços da rede de saúde são avisados oficialmente de cada suspensão de atendimento realizada.
Já o Hospital Evangélico, que também é a outra instituição filantrópica que atende pelo SUS em Londrina, informou que está com 71 pacientes no pronto-socorro, bem acima da capacidade. Lembrando que na unidade são 19 leitos pelo SUS. Dos 71 pacientes, 48 estão internados e 23 são considerados ambulantes, podem seguir para internamento ou ter alta, a qualquer momento. Entre esses 48 internados, temos 12 pacientes que aguardam vaga de UTI . Ou seja a UTI SUS está 100% ocupada.
Esses casos não tem relação com dengue ou Covid. São casos gerais, traumas, AVC’s entre outras emergências referenciadas pelo SUS.
https://cbnlondrina.com.br/materias/a-santa-casa-de-londrina-fecha-pronto-socorro-por-superlotacao