O Hospital de Olhos de Londrina promove no próximo sábado (20), mais uma edição do Projeto Glaucoma que completa 11 anos e que tem como objetivo informar a população e realizar exames gratuitos para diagnóstico da doença. O projeto, já atendeu mais de quatro mil pessoas, isso porque o Glaucoma está entre as doenças oculares que mais preocupa a humanidade, provocando casos de cegueira irreversíveis.
A doença é causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Rui Schimit, médico oftalmologista e presidente da comissão de residência médica do Hoftalon, falou da doença que, no Paraná, já atinge mais de 60 mil pessoas com mais de 40 anos de idade.
Em 2016 foram avaliadas 330 pessoas, sendo que 83 foram encaminhadas com diagnóstico de glaucoma (25%). No evento de sábado, serão distribuídas senhas a partir das 9 horas em frente à entrada do Royal Plaza Shopping, na rua Mato Grosso, 310. Os exames serão realizados das 10 às 12h30 no terceiro piso do shopping, anexo à praça de alimentação. Serão colocadas 200 cadeiras para todo o processo.