Durante todo o dia o Hospital Evangélico de Londrina promove um trabalho de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral – AVC.
Em frente o hospital uma tenda faz aferição da pressão arterial, avaliação de possíveis sintomas e orientação sobre a prevenção à doença.
De acordo com o médico Leonardo Valente, o AVC ocorre de duas formas. A primeira é isquêmica – quando falta sangue no cérebro. Já a outra forma de AVC é a hemorrágica onde há sangramento em um vaso obstruído por um coágulo ou capa de gordura.
De acordo com o médico é possível prevenir a doença de diversas formas, entre elas, sair do sedentarismo e cuidar com excesso de peso, má alimentação controlar a pressão arterial.
Os sinais de alerta podem ser cruciais para que o AVC não tenha sequelas irreversíveis, por isso é preciso correr para um atendimento médico no início dos sintomas, que são: fraqueza ou dormência súbita na face, braços ou pernas; confusão mental ou dificuldades para falar, dificuldades para caminhar, enxergar, tonturas e perda de equilíbrio.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o AVC mata mais de 6 milhões de pessoas no mundo a cada ano, sendo considerada a quarta doença que mais mata no mundo.