Grupo de amigos se mobilizou pelas redes sociais e conseguiu doações de 250 pessoas. Dinheiro será repassado ao Hospital Evangélico para a compra de 12 equipamentos utilizados em UTIs.
Com a previsão de crescimento no número de pacientes que serão infectados pelo novo coronavírus, um grupo de amigos de Londrina, no norte do Paraná, decidiu agir para equipar um hospital da cidade com mais respiradores.
A corrente de solidariedade se espalhou e com a doação de 250 pessoas, o grupo arrecadou R$ 500 mil, o que é suficiente para comprar 12 equipamentos. Cada respirador custa, em média, R$ 40 mil.
O médico Adriano Freitas Ribeiro, diretor técnico de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e integrante da equipe que atende pacientes com Covid-19 do Hospital Evangélico, conta que a ideia da compra de equipamentos surgiu em uma conversa em um grupo de WhatsApp.
“Nesse grupo há médicos, empresários, advogados, agricultores, todos amigos desde a adolescência. Conversando sobre a situação atual queríamos ajudar de alguma forma. Então, surgiu a ideia de comprarmos respiradores. Mais importante do que um leito de UTI, é a disponibilidade do ventilado mecânico. Quantos mais ventilador tiver, maior a chance de sucesso no atendimento dos pacientes”, explicou.
Os respiradores serão comprados pelo setor de compras do hospital Evangélico, que atende pacientes do SUS e de convênios. A aquisição será realizada em uma empresa de Curitiba, que ainda tinha equipamentos disponíveis para a venda, e devem ser entregues no hospital em até dez dias.
Segundo o médico Adriano Freitas Ribeiro, o Hospital Evangélico tem 56 leitos de UTIs adultos e 28 respiradores.
“Com esses novos ventiladores mecânicos, 24 pacientes poderão ser atendidos por mês. Se considerarmos que a quantidade de casos pode ser preocupante pelos próximos quatro meses, os respiradores poderão ser usados por quase 100 pessoas”, explicou Adriano Ribeiro.
“Esse é um ato de cidadania. Se cada um fizer a sua parte, reduzimos as preocupações”, concluiu.