Hoje é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
As campanhas de incentivo à doação de leite humano realizadas a nível nacional e local sobre a importância da manutenção das doações mesmo em tempos de pandemia, associadas a um maior número de mães que amamentam estarem em casa devido ao isolamento social e o grande sentimento de solidariedade e desejo dessas mulheres em ajudar ao próximo em um momento tão difícil, contribuíram com resultados positivos em um levantamento feito pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Londrina, da UEL (HU/UEL).
Com o início da pandemia (março) constatou-se uma redução de 20% na média de volume de leite captado. Porém, quando comparado ao período do dia 1º ao dia 11 dos meses de abril e maio, observou-se que o volume de leite captado dobrou.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HU/UEL, da Divisão Materno Infantil, enfermeira Letícia Lima Colinete Costa, “esse aumento demonstra o quanto as pessoas estão engajadas e empenhadas em contribuir com a sociedade mesmo em momentos tão difíceis”.
Letícia esclarece que o aumento é importante porque o estoque de leite adequado garante que as crianças internadas recebam o melhor alimento que é o leite materno. Mas a enfermeira não esconde uma preocupação quando lembra que “a doação de leite materno acontece em um período muito específico na vida da mulher, que é quando estão amamentando seus filhos, sendo assim o número de doadoras é cíclico e não nos coloca em uma zona de conforto”, diz. Letícia acredita que é imprescindível e necessário incentivar novas mães a se cadastrarem como doadoras para que os estoques não voltem a cair.”
O leite pasteurizado pelo BLH do HU/UEL não atende somente as crianças do hospital, mas também bebês internados em hospitais de Londrina e região (Hospital Evangélico, Cornélio Procópio, Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça, Maternidade Municipal e Hospital Infantil). No ano de 2019 foram 4.475 crianças atendidas (média 373/mês).
Homenagem – Visando homenagear as mulheres doadoras de leite humano e divulgar o dia 19 de maio (Dia Mundial de Doação de Leite Humano) para sensibilizar um maior número de possíveis doadoras, o BLH do HU/UEL, junto aos Postos de Coleta de Leite Humano a ele vinculados (Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, Unidade de Lactação de Cambé, UNICOAMOR – Rolândia, Hospital Evangélico e Hospital do Coração – Unidade Bela Suíça) prepararam um vídeo homenageando as mães doadoras.
O vídeo será exibido durante todo o dia 19 de maio, no saguão de entrada do HU onde também haverá um painel com fotos variadas sobre vários momentos registrados durante o ato de doar.
Além disso, o BLH realizará durante a Semana Mundial de Doação de Leite Humano a entrega de uma lembrança e uma carta às doadoras de leite humano. A carta foi escrita por várias mães que possuem seus filhos internados na Unidade Neonatal do HU/UEL como gesto de agradecimento pelo leite que seus filhos recebem. A homenagem, produzida pelo editor de imagens Marco Antônio Corbanez e pela jornalista Denise Ligmanovski, da equipe de Produção da Divisão de Documentação Científica do HU/UEL, está disponível no início desta matéria.
Encontro internacional virtual – Outra atividade programada para o período será a participação do BLH em um evento virtual e internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), no dia 19 de maio. Durante o período de 18 a 29 de maio estão programados encontros estaduais, virtuais, de todos os bancos de leite humano que compõem a Rede Nacional. O Paraná tem seu evento agendado para o dia 25 de maio em que estarão reunidos todos os bancos de leite do Paraná e representantes do núcleo central da rBLH.
Importância – O dia 19 de maio é uma data comemorativa que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que não podem receber o leite de suas mães são beneficiados com o leite materno doado. Ganho de peso, desenvolvimento saudável e encurtamento do tempo de internação são alguns dos benefícios. No Paraná, o slogan utilizado neste ano é: “Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, doe vida!”.
Serviço – Todas as mulheres que sejam saudáveis, que estejam amamentando seus filhos exclusivamente e que possuam volume de leite para além da necessidade do seu próprio bebê podem ser doadoras de leite humano. Para isso, basta entrar em contato com:
BANCO DE LEITE HUMANO MARIA LUCILIA MONTI MAGALHÃES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA
Av. Robert Koch, 60 – (43) 3371-2390
POSTOS DE COLETA:
LONDRINA
Maternidade Municipal Lucilla Ballalai: (43) 3372-9857
Hospital Evangélico de Londrina: (43) 33781235
Hospital do Coração / Bela Suíça: (43) 33058230
CAMBÉ
Unidade de Lactação de Cambé (UNILAC): (43) 3174-0235
ROLÂNDIA
UNICOAMOR: (43) 3906-1142
CORNÉLIO PROCÓPIO
Casa de Misericórdia: (43) 3520-1600