Na última semana o Hospital Evangélico de Londrina precisou suspender o atendimento no Pronto Socorro por três dias. A medida preventiva foi adota pelo hospital depois de um paciente ter a confirmação do diagnóstico de Covid-19.
O paciente de 84 anos foi transferido pela central de leitos de Santo Antônio da Platina. Ele deu entrada no HE com exame inicial negativo para Coronavírus e diagnosticado com pneumonia em tratamento. A confirmação de Covid-19 por meio de exame foi dada logo na noite de segunda-feira da semana passada. Na terça-feira o hospital fechou o PS que foi normalizado à 1h da tarde da última sexta-feira.
De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Lucia Lopes, a transferência do paciente para o HE foi atípica. A medida foi tomada pela Central de Regulação de Leitos pelo fato de até então, o Hospital Universitário de Londrina receber somente pacientes com Coronavírus confirmados e o fato de a Santa Casa ter o Pronto Socorro fechado por causa de uma alta contaminação de Covid-19, o outro hospital de referência seria o HE.
A gravidade do caso não permitiu que o paciente se mantivesse no Hospital de Santo Antonio da Platina. Por se tratar de paciente de alta complexidade.
Ainda de acordo com Lúcia Lopes, a regulação de leitos segue criteriosamente as regras estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde para os pacientes que necessitam de atendimento especializado.
O HU de Londrina permanece como hospital de referência na região para atendimento de pacientes com Coronavírus.