O Hospital Evangélico de Londrina suspendeu os atendimentos no pronto-socorro, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS) por 72 horas, a começar deste domingo. O motivo foi a confirmação de Covid-19 por um paciente enviado pelo SAMU. O homem de 68 anos deu entrada no HE às 5h15, com diagnóstico de pneumonia em tratamento e insuficiência cardíaca. Há 15 dias ele havia feito uma cirurgia cardíaca no Hospital Norte Paranaense de Arapongas (Honpar). Agora, ele foi transferido para o Hospital Universitário (HU) e o Evangélico não vai receber novos pacientes até que a ala seja totalmente desinfetada.
Essa é a segunda vez que o PS é fechado pelo mesmo motivo desde o início da pandemia. Isso ocorreu no final de maio. Um homem de 84 anos de Santo Antônio da Platina, transferido pela central de leitos entrou no pronto-socorro com diagnóstico de pneumonia em tratamento, sepse e embolia pulmonar. Depois, foi confirmado que ele estava com Covid-19. A ala ficou fechada por 72 horas.
O Honpar também está com restrição de atendimento depois de identificar casos positivos em pacientes e funcionários do hospital. Por conta disso, nesta semana todos vão passar por exames para diagnosticar a situação. Foram suspensos os internamentos, exames e cirurgias. Continuam sendo recebidos apenas os pacientes com a Covid-19 confirmada, porque são atendidos em uma ala totalmente separada, além dos casos de urgência e emergência. A medida é de precaução, o hospital volta com o atendimento normal, caso os exames estejam negativos para o coronavírus.