O Hospital Evangélico (HE) de Londrina comunicou que suspendeu os atendimentos em seu pronto-socorro SUS (Sistema Único de Saúde) por 72 horas. Tal medida se fez necessária para a segurança dos pacientes e colaboradores da instituição.
O motivo foi a confirmação de suspeita (sorologia positiva e tomografia altamente sugestiva) para o diagnóstico de Covid-19 por um paciente regulado via SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o pronto-socorro do hospital.
O paciente de 68 anos deu entrada no HE às 5h15, com diagnóstico de pneumonia em tratamento e insuficiência cardíaca. O mesmo estava em processo pós-operatório de um procedimento cardíaco realizado 15 dias atrás no Hospital Norte Paranaense de Arapongas.
Na tarde de sexta-feira (27), após os resultados dos exames, foi determinado o fechamento imediato da ala pronto-socorro e solicitada transferência do paciente. O mesmo foi transferido para um hospital de referência, onde permanece em tratamento.
O Hospital Evangélico reforçou que tal medida de caráter preventivo se faz necessária para a realocação dos pacientes com contato próximo para outras alas e posterior desinfecção do ambiente.