O Honpar (Hospital Norte Paranaense), de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), atingiu 100% da capacidade de atendimento nos seus leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. O hospital conta com 40 leitos desta modalidade e apenas oito estão ocupados por pacientes que moram na área de abrangência da 16ª DRS (Diretoria Regional de Saúde), com sede em Apucarana, e à qual Arapongas é subordinada.
Na enfermaria, que também possui 40 leitos, 24 estão ocupados, atingindo, assim, 60% da capacidade de atendimento.
Do total de pacientes internados na UTI exclusiva para a Covid-19, 80% são pacientes encaminhados por outras regionais de saúde, como a 17ª DRS (Londrina), a 18ª DRS (Cornélio Procópio) e a 19ª DRS (Jacarezinho).
A idade dos pacientes internados na Ala Verde do hospital varia entre 50 e 69 anos.
O Honpar já solicitou para a Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) a abertura de mais dez leitos de UTI para que seja possível atender mais pacientes.
O hospital pede à população para que mantenha os cuidados básicos, como a higienização das mãos, uso da máscara e, principalmente, cumprindo o distanciamento social, que é de extrema importância para a não proliferação do vírus.