Ambulatório Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza neste sábado (2), das 9h às 14h, um mutirão sobre o diagnóstico precoce do câncer de pele. Haverá a distribuição de 550 senhas e o atendimento será feito por ordem de chegada. Serão 30 dermatologistas voluntários, sob a coordenação regional do médico e professor da UEL, Rubens Pontello Junior. Além de Londrina, outros 130 locais no País terão exames preventivos gratuitos sobre a doença.
Segundo o dermatologista Rubens Pontello, quem apresenta uma mancha na pele, uma ferida que não cicatriza ou uma pinta suspeita deve fazer essa avaliação.
No ano passado em Londrina, 10% dos pacientes examinados no hospital da UEL apresentaram câncer de pele e foram encaminhados para tratamento. Dezembro é o mês que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre a doença. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia desenvolve a Campanha Dezembro Laranja, com uma série de iniciativas para conscientizar sobre a doença.
Neste ano, a campanha vai durar todo o verão, com ações também na internet, ruas, praias e parques. O tema deste ano é “Se exponha, mas não se queime”. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, todos os anos surgem 176 mil casos novos de câncer de pele. A orientação não é só para quem toma sol voluntariamente no lazer, mas para os trabalhadores expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes e operários da construção civil. Desde que foi criada, a campanha já fez 566.873 atendimentos em diferentes regiões do país.
Fonte: Lino Ramos Redação Paiquerê