Os postos de saúde também oferecem as doses contra alguns tipos da doença.
As clínicas particulares estão com uma grande demanda de atendimentos de crianças em busca das vacinas contra meningite. O supervisor de uma delas, André da Cruz Barroso destaca que, só em março, já foram mais de 400 aplicações contra a meningocócica tipo B e 200 contra a doença tipo ACWY.
As doses podem ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e também em adultos. A quantidade de doses depende da idade e início do ciclo vacinal.
Zenaide Leão, gerente de negócios de outra clínica de imunizações particular conta que, só neste mês, foram 1736 doses aplicadas, sendo 70% contra o tipo B da doença. Ela destaca que o estoque é abastecido diariamente para dar conta da procura.
A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes explica que, nos postos estão disponíveis as doses contra o tipo C da meningite meningocócica. Mas, tem mais três vacinas também contra outros tipos da doença.
Ela destaca ainda que, não há motivação para correria em clinicas ou postos de saúde em busca de vacina. A doença está controlada e as mortes registradas ainda estão sob investigação. Ou seja, ainda não há confirmação que tenha sido por meningite e não se sabe qual é o tipo causador.
No Paraná, foram 108 mortes em 2018 diante de 1600 casos confirmados. Em Londrina, já são seis confirmações contra 121 em 2018.
A vacina, na rede particular, para o tipo B custa em média R$ 560 e para o tipo ACWY, R$ 340.