O Honpar, Hospital Norte do Paraná em Arapongas, mantém os atendimentos suspensos por medida de segurança. A medida foi necessária após o registro de gripe em profissionais de saúde na última quarta-feira (24). A unidade atende apenas pacientes com casos confirmados de Covid-19, que são levados para uma ala separada. A decisão foi tomada de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas e da 16° regional de Saúde. Quem precisa de atendimento que não é caso relacionado ao novo coronavírus é encaminhado para Santa Casa e Hospital da Providência.
A direção do hospital informou que até o momento, 29 profissionais de saúde tiveram o teste positivo para Covid-19. Eles são monitorados e seguem em isolamento domiciliar. A previsão é que até dia 2 de julho, 25 estejam em condições de voltar ao trabalho.
O hospital já passou por um processo de desinfecção em todos os setores. Uma nova reunião deve acontecer nesta terça-feira (30), entre a vigilância epidemiológica e a 16º Regional de Saúde para avaliar a reabertura dos atendimentos.
Segundo a direção do hospital, todos os funcionários estão sendo testados, e os que tem sintomas, mesmo com exame negativo são afastados.