Atividades realizadas no mês de dezembro, em todo o país, querem conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele. Em Londrina, um mutirão foi realizado no sábado, no Hospital de Clínica da Universidade Estadual (UEL). A intenção era atender as pessoas com suspeita da doença, como é o caso da dona de casa Marlene Penteado.
A aposentada Maria da Glória Bragantina está preocupada com duas manchas que apareceram em seu rosto recentemente. Ela afirma que é melhor investigar agora, para não ter maiores problemas depois.
O médico dermatologista Rubens Pontello Junior, organizador do mutirão em Londrina destaca que o câncer de pele é o tipo de maior incidência no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil novos casos.
A orientação, de acordo com o médico, é evitar ficar exposto ao sol. O uso do filtro solar é fundamental para evitar problemas de pele.
Desde que foi criada a campanha Dezembro Laranja, já foram feitos mais de 566.873 atendimentos em diferentes regiões do país.