Fio da seda do Brasil é o mais branco do mundo e reconhecido pela alta qualidade; veja como é sua produção

30/08/2020 10h20  Atualizado há 3 anos

O processo de produção do fio da seda é minucioso e demorado. Pode levar até 3 anos para que o produto se transforme em tecido e, assim, chegue até as prateleiras para o consumidor.

Para isso, é preciso o trabalho de tecelãs, máquinas, produtores rurais e do responsável pela matéria-prima: do bicho-da-seda, uma larva da mariposa, responsável por tecer os fios.

O fio da seda produzido pelo Brasil é o mais branco do mundo e é reconhecido, internacionalmente, pela sua alta qualidade.

A reprodução dos bichos-de-seda é feita, hoje, dentro das próprias indústrias. Uma das atividades de uma fábrica de fiação em Londrina, no Paraná, por exemplo, é ajudar a promover o cruzamento das mariposas, para a produção dos ovos de onde nascerão os bichos-da-seda.

“Nós que detemos as raças genéticas e fazemos todas as melhorias necessárias. Fazemos a produção de ovos e cuidamos das larvas até a terceira idade”, diz a diretora da fábrica, Renata Amano.

 

Quando os bichos-da-seda atingem a terceira idade (cerca de 11 dias), a indústria os distribui para 2.500 famílias de produtores rurais no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Nessas propriedades, os agricultores são responsáveis por alimentar as larvas com folhas de amoreira, que estimulam o crescimento delas até se tornarem lagartas, atingindo, assim, o estágio onde estão aptas a tecer o casulo.

Um sinal de que estão prontas é quando elas começam a levantar a parte dianteira do corpo. Neste momento, os produtores abaixam uma estrutura conhecida como “bosque”, formada por pequenos quadrados. Cada lagarta ocupa um quadradinho e é, neste momento, onde começam a tecer, em volta do próprio corpo, os fios que serão enviados para as fábricas.

Para construir o casulo a lagarta faz movimentos no formato do número oito.

Produção na fábrica

Antes das lagartas se transformarem em mariposa, os produtores enviam os casulos para a indústria para serem aquecidos. O objetivo desse cozimento é matar os bichos para que eles não arrebentem o fio.

CONTATE QUEM COMPREENDE DE COMUNICAÇÃO!

Não importa o tamanho do seu projeto, nós temos a solução ideal. Nosso trabalho de qualidade consegue atingir os passos necessários para o sucesso de sua comunicação!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem. Também estamos no Facebook. Curta nossa página

FACEBOOK INOVE
INOVE CURSOS

(43) 9 9991.9646

Se preferir ligue pra gente 43. 3342 4815 Rua Rosanis Muniz Silva, 90

    Abrir bate-papo
    1
    Olá, está precisando de assessoria? Vamos conversar?