Foto: Ilustrativa/Pixabay. O Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) promove no próximo sábado (26) mais uma edição do Projeto Glaucoma, que vai informar a população e realizar exames gratuitos para diagnóstico da doença. No Paraná o Glaucoma já atinge mais de 60 mil pessoas com mais de 40 anos de idade. Pessoas com esta faixa etária, com histórico na família, pressão alta e da raça negra tem maior probabilidade.
A doença atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina que são responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. É a principal causa de perda irreversível da visão no mundo. Até o ano de 2020 a estimativa é que 80 milhões de pessoas serão afetadas pela doenças, e pelo menos 6 milhões vão apresentar cegueira bilateral. Quando crônica é caracterizada pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor) e quando aguda ocorre porque a pressão interna do olho fica elevada e causa perda súbita e grave da visão.
Em 2017 foram avaliadas 308 pessoas, destas, 59 foram encaminhadas com diagnóstico de glaucoma (19%). Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão e o exame é fundamental.
Senhas
As senhas serão distribuídas a partir das 9 horas em frente à entrada do Royal Plaza (rua Mato Grosso). Os exames serão realizados das 10h às 12h30 no 3º Piso do Royal Plaza Shopping anexo a Praça de Alimentação.
Projeto
O projeto foi idealizado pelo Dr. Nobuaqui Hasegawa e realiza exames de graça para atendimento a população desde 2005, e já atendeu mais de cinco mil pessoas e divulgou amplamente a doença, que pode provocar cegueira. Serão colocadas 200 cadeiras para todo o processo. O paciente irá pega a senha e fazer o cadastro, segue para dilatação onde espera por alguns minutos, e logo em seguida o médico utiliza a “Lâmpada de Fenda” para fazer o diagnóstico.