foto: Pixabay
O estoque do banco de sangue do Hospital Norte Paranaense – HONPAR de Arapongas está baixo, necessitando de novas doações de todos os tipos sanguíneos. Diariamente o hospital utiliza entre 15 e 20 bolsas de sangue.
A coordenadora do Banco de Sangue do HONPAR, Adnes Oliveira, destaca que os estoque sempre foram baixos, porém com a pandemia houve uma redução de 50% nas doações, o que agravou a situação.
“Os estoques dos hemocentros sempre foram baixos, mas chegamos a uma situação delicada. O consumo continua o mesmo, mas as doações não acompanham a demanda do nosso hospital. Hoje mais do que nunca precisamos da ajuda da população para abastecer os estoques e não paralisar cirurgias e tratamentos de pessoas que precisam de transfusão de sangue, por exemplo”, explicou.
Adnes esclarece que as doações são seguras, pois todos os protocolos de biosseguranças são seguidos à risca, como aferição de temperatura, uso de máscaras pelos profissionais e doadores, além de distanciamento das poltronas e número reduzido de pessoas nas salas de coleta do sangue.
“Além de todos esses protocolos, hoje as doações só são feitas com agendamento que é realizado pela internet, pelo site saude.pr.gov.br/doação. Vale lembrar que os doadores devem ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50 quilos e também estar em boas condições de saúde”, diz.
As doações são realizadas no Hemocentro de Apucarana que fica na Rua Antônio Ostrensk, 3, Centro.