Paciente de 71 anos passou pela intervenção e já recebeu alta
A doença é comum na população mais idosa, chamada de estenose aórtica (EA) ela preocupa quando o paciente apresenta sintomas como a descompensação cardíaca, com edema, falta de ar e o cansaço. A recomendação nesses casos é de cirurgia para substituir a válvula, mas muitos pacientes não podem fazer por conta dos riscos, que são altos no protocolo tradicional com o peito aberto. Isso porque, muitos desses pacientes já passaram por outras cirurgias cardíacas, e uma nova, nem sempre é recomendada.
Uma nova técnica tem ajudado nesses casos, que é o implante de válvula aórtica transcateter, ela requer um corte muito pequeno e é feita com uso de fluoroscopia e guiada pela ecocardiografia, e é indicada para pacientes com risco cirúrgico elevado, e tem apresentado resultados iguais e com taxa de sobrevivência até superior em muitos casos. Mais recente no Brasil, a técnica é muito utilizada nos Estados Unidos e Europa no tratamento desses pacientes.
Esse implante exige tecnologia, e experiência do corpo clínico. E depois de casos bem sucedidos no Paraná, ela foi aplicada pela primeira vez no HONPAR – Hospital Norte do Paraná na última quarta-feira. A equipe do cirurgião cardíaco Alexandre Muracami realizou a intervenção no paciente João Siqueira Rodrigues, um advogado aposentado de 71 anos. Ele já tinha feito quatro pontes safena, e outra cirurgia não era recomendada. “Estou bem confiante e a recuperação é rápida, quero sair a tempo de votar no meu filho e genro nessas eleições”- disse ele. E conseguiu, a cirurgia foi um sucesso e ele recebeu alta na sexta-feira.
Dr. Murakami lembra que a nova técnica é para casos graves, pacientes que passaram por mais de uma cirurgia. “Com a válvula comprimida no cateter avançamos com a prótese no lugar da válvula ativa, mas debilitada. Com a troca o paciente tem uma pronta melhora”. Hoje a intervenção não está disponível para o SUS, mas para particulares e convênios.

CONTATE QUEM COMPREENDE DE COMUNICAÇÃO!

Não importa o tamanho do seu projeto, nós temos a solução ideal. Nosso trabalho de qualidade consegue atingir os passos necessários para o sucesso de sua comunicação!

Vamos conversar?

Envie uma mensagem. Também estamos no Facebook. Curta nossa página

FACEBOOK INOVE
INOVE CURSOS

(43) 9 9991.9646

Se preferir ligue pra gente 43. 3342 4815 Rua Rosanis Muniz Silva, 90

    Abrir bate-papo
    1
    Olá, está precisando de assessoria? Vamos conversar?