O Hospital Universitário de Londrina – HU foi desiginado como local de referência para o tratamento do Coronavírus na região.
Mesmo pacientes de hospitais particulares, com suspeita da doença e que precisam ficar em quarentena, hospitalizados serão encaminhados para o HU. Essa é a determinação da Secretaria Estadual de Saúde que segue determinações do Ministério da Saúde.
De acordo com a superintendente do HU, Vivian Feijó, o pronto socorro para possíveis casos com o coronavírus está preparado para receber os pacientes em isolamento.
Inclusive, tudo de forma bem privativa e sem contato com o restante do hospital.
No HU ainda não foi estipulado nenhuma restrição para visitantes e nem para pacientes que não sejam suspeitos da doença.
Porém o Hospital Evangélico de Londrina que atende além de particular, o Sistema Único de Saúde, já apresentou restrições e um plano de contingenciamento do coronavírus.
Em nota o hospital apontou a necessidade de visitantes com sintomas gripais para ficarem em casa.
“O Hospital Evangélico de Londrina comunica que, devido a pandemia do COVID-19 (Corona Virus), todas as visitas para pacientes internados na instituição foram suspensas.
Além disso, a presença de acompanhantes foi restrita apenas para pacientes graves, menores de 18 anos e idosos com 60 anos ou mais. Nestes casos serão permitidas trocas de acompanhantes nos seguintes horários: 07h00 às 09h00 | 12h00 às 14h00 | 18h00 às 20h00.
Solicitamos para todos os acompanhantes que, caso possua sintomas gripais como febre, tosse ou coriza, permaneça em casa, não venha ao hospital.
Esta medida busca diminuir o fluxo de pessoas dentro da instituição e, desta forma, trazer mais segurança para os pacientes e colaboradores.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos.”
Já a Santa Casa de Londrina que também atende pacientes particulares e do SUS, afirmou que o plano de contingenciamento será divulgado ainda nesta segunda-feira.