O Hospital Evangélico de Londrina (HE), no norte do Paraná, está pedindo a doação de potes de vidro com tampas de plástico para guardar o leite materno das voluntárias do lactário. Os recipientes são os ideais para o armazenamento do líquido que será destinado a crianças cujas mães não conseguem produzir leite.
(Foto: Reprodução)
27 de outubro de 2021 – 16:56 – Atualizado em 27 de outubro de 2021 – 16:56
“As mães que quiserem doar diretamente o leite congelado podem fazer, desde que no pote específico e esterilizado. Nós também fornecemos as embalagens para as que não têm, mas podem ser doadoras”,
acrescenta a nutricionista Evelise.
Como doar
O HE conta com serviço de transporte para mães que quiserem doar leite ou aqueles que forem contribuir com os potes de vidro, desde que em quantidades razoáveis. O recipiente pode ser os de café-solúvel ou palmito, por exemplo. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (43) 3378-1234 ou (43) 3378-1236.
As mães que tiverem dificuldades, podem agendar o serviço de técnicas de enfermagem especializadas para amamentação por meio do telefone (43) 3378-1579, sem nenhum custo.
“É importante ressaltar que a validade do leite congelado é de 15 dias a partir do dia em que é retirado. Quando recebemos, enviamos para a pasteurização no Hospital Universitário e o leite fica próprio para estocagem por seis meses”,
destaca Mantovani.
Podem doar leite materno as mães que estão saudáveis, sem sintomas de doença. A instituição reitera que as mulheres devem, primeiro, amamentar seus filhos, doando apenas o excedente.