Nos países que já passaram, ou estão passando, pelo momento mais delicado da pandemia, a principal preocupação dos médicos e autoridades da área da saúde é a quantidade de leitos de UTI disponíveis para atender a demanda de pacientes mais graves da Covid 19.
Um levantamento feito pela reportagem da CBN Londrina contabilizou 135 leitos de Terapia Intensiva nos hospitais públicos e privados da cidade.
No Hospital Universitário, que já tem 20 leitos adultos de UTI e é a referência do município para a doença, estão sendo montando outros 20 especificamente para atender pacientes com a Covid 19. De acordo com a superintendente do HU, Vivian Feijó, também há 40 leitos de enfermaria na retaguarda para atender os doentes em estado menos crítico.
No Hospital do Hospital do Coração, a terça feira foi dia de preparar toda a estrutura para receber os casos mais graves da Covid 19. Houve um remanejamento e leitos semi intensivos foram transformados em UTIs.
Segundo a assessoria do hospital, que é particular, são 80 leitos adulto de terapia intensiva no total, 46 na unidade Paes Leme e mais 20 leitos para adultos e 14 para crianças no Bela Suiça. Alguns desses leitos foram implantados nesta terça para reforçar ainda mais a capacidade de atender os pacientes graves e que venham a precisar de respiradores.
No Evangélico, outro importante hospital particular da cidade e que também atende pelo SUS, são 56 leitos de UTI adulto no total, sendo que 14 deles estão livres para serem usados por pacientes mais graves do novo Coronavírus.
Na Santa Casa de Londrina, que enfrenta dificuldades financeiras há alguns meses e chegou a suspender as cirurgias eletivas, são 20 leitos de UTI para adultos. Mas, segundo a assessoria do hospital, apenas um está desocupado neste momento.
Nos hospitais da rede estadual em Londrina, o da Zona Sul e da Zona Norte, não há leitos de UTI e os casos mais graves serão encaminhados para o HU. Segundo a 17 Regional de Saúde, tanto o Zona Sul quanto o Zona Norte dispõem de sala de observação com respiradores para os casos mais agudos da Covid 19.
No Hospital da Zona Sul, há dez leitos de isolamento disponíveis para pacientes com suspeita do Coronavírus. De acordo com a 17 Regional de Saúde, o Zona Norte continua como referência para a dengue.