Vermelhidão e inchaço nos olhos. Sensação de ardência e, em muitos casos, secreção. Estes costumam ser os sintomas da conjuntivite viral. Mas muitos pacientes só manifestam o quadro três ou quatro dias após a contaminação. A doença pode se espalhar rapidamente na comunidade, causando surtos, como acontece agora em Londrina e região. Cuidados com a higiene são fundamentais para prevenir.
https://www.youtube.com/watch?v=4P8MHY6F9FQ
Se a conjuntivite for viral, tende a melhorar em uma semana com cuidados básicos. Mas só um médico pode fazer o diagnóstico e recomendar o tratamento correto.
Mais de 1.500 pessoas procuraram o serviço de saúde de Londrina com sintomas de conjuntivite. Na maior parte das vezes, de origem viral. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o auge do pico já passou e a tendência é que, a partir de agora, o número de casos diminua.
O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, afirma que as unidades básicas de saúde estão preparadas para receber, orientar de fazer o encaminhamento de pacientes com suspeita de conjuntivite.