Nesta quarta-feira (1º de dezembro), será celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS. E, para conscientizar a população sobre as medidas de prevenção à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina promoverá uma ação de panfletagem, das 8h às 12h, em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, região central da cidade.
Durante a manhã, os profissionais de saúde vão entregar panfletos educativos e kits com preservativos e gel lubrificante para quem passar pelo local. “Estamos tendo um número considerável de pessoas se contaminando durante a pandemia. Somente de janeiro deste ano até o momento, registramos 204 novos casos positivos para aids em Londrina, sendo 171 homens e 33 mulheres. Temos que divulgar as informações para que as pessoas se cuidem, usem medidas preventivas como o preservativo e realizem os testes rápidos para evitar o próprio adoecimento e o contágio de terceiros”, disse a dentista do CTA, Lázara Regina Rezende.
O teste rápido para o HIV é um importante meio de contenção da doença e auxilia no diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento e acompanhamento adequado do paciente, com melhor qualidade de vida. Em Londrina, ele é ofertado no CTA, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica Psiquiátrica da Vila Normanda, Hospital Zona Norte, Hospital Zona Sul, Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Maternidades do Hospital Universitário, Hospital Evangélico, Hospital do Coração e Hospital Mater Dei.
Para fazer o teste rápido gratuitamente, no CTA, é preciso agendar o horário no site da Prefeitura de Londrina, clicando neste link. O agendamento de dia e horário está sendo realizado exclusivamente pela internet.
https://paiquerefmnews.com.br/noticia/londrina-realizara-acao-no-dia-mundial-de-luta-contra-a-aids