Campanha alerta sobre uso incorreto de medicamentos.
A Organização Mundial da Saúde – OMS apresentou dados sobre o uso incorreto de medicamento em todo o mundo e em média 50% da população mundial.
Segundo a farmacêutica, Aline Colonhezi, dados do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – ICTQ apontam que no Brasil esse número é superior a 76% dos brasileiros. Um risco à saúde humana.
Colonhezi explica que no caso de uso sem prescrição médica de antibióticos ou a interrupção de um tratamento pode gerar resistência imunológica e criar superbactérias.
Já em casos comuns de uso de medicamentos para dores de cabeça, mal estar e dores no corpo como analgésicos podem prejudicar rins e também criar resistência no organismo contra o medicamento.
No dia 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de medicamentos. Em Londrina uma série de atividades promovidas por uma parceria de uma rede de farmácias com a Secretaria Municipal de Saúde deve levar conhecimento por meio de palestras nas Unidades Básicas de Saúde e pontos específicos de encontros.
As mulheres grávidas vão ser orientadas quanto a possíveis e comuns infecções urinárias durante a gestação o que pode prejudicar a gestação e o bebê se não tratado da forma correta. Aline Colonhezi ressalta que mulheres temem medicamentos ou tratamentos contra a infecção durante a gravidez, mas é preciso conscientiza-las que o tratamento deve ser feito.
Os remédios devem ser ingeridos com prescrição médica e qualquer mudança em doses deve ter acompanhamento e aval do médico.