Foto: Agência UEL
O Ambulatório de Especialidades, antigo Hospital das Clinicas da UEL, promove um mutirão para atendimento de pacientes com suspeita de câncer de pele neste sábado (02). Neste ano serão distribuídas 550 senhas e o atendimento será feito por ordem de chegada, sendo a liberação dessas senhas no período de 9 da manhã às 14h. Um grupo de 30 dermatologistas voluntários, tendo a coordenação regional do médico e professor da UEL, Rubens Pontello Junior, vão fazer esse atendimento. Além de Londrina outros 130 locais no país terão este exame preventivo gratuito. No ano passado foram distribuídas 350 senhas e pelo menos 10% dos casos tiveram diagnóstico precoce para o câncer.
Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia desenvolve a Campanha Dezembro Laranja, com uma série de iniciativas para conscientizar sobre a doença, e a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos. Em 2017 a campanha vai durar todo o verão, com ações também na internet, ruas , praias e parques. O tema deste ano é “Se exponha, mas não se queime”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos novos de câncer de pele, o de maior incidência no país. A orientação não é só para quem toma sol voluntariamente no lazer, mas para os trabalhadores expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil entre outros.Desde que foi criada a campanha já fez 566.873 atendimento em diferentes regiões do país.