Os pacientes de Campo Mourão farão o procedimento aqui em Londrina.
O senhor Avelino Carvalho, de 74 anos aguarda a quatro anos por uma cirurgia de cataratas. É grande a dificuldade para enxergar. A cirurgia vem em boa hora.
350 pacientes da 11ª Regional de Campo Mourão passaram pela triagem e vão fazer a cirurgia de cataratas no Hospital de Olhos de Londrina. No total, devem ser realizadas nos próximos dias cerca de 480 cirurgias, considerando que algumas pessoas fazem o procedimento nos dois olhos. O Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto veio a Londrina para acompanhar o mutirão. Segundo ele, o Paraná já avançou muito neste setor. Em algumas cidades do estado já não existe demanda reprimida, como é o caso de Londrina.
O secretário afirma que, cada cirurgia custa, em média, R$ 900 ao governo do estado. Só o Hoftalon já realizou, desde 2015, mais de 15 mil atendimentos de pacientes de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Cianorte e Campo Mourão.
O diretor do Hoftalon, o doutor Nobuaki Hasegawa explica que, em Londrina, são 500 pessoas aguardando por uma cirurgia de cataratas. Fila que deve ser zerada em no máximo em seis meses.
Ainda de acordo com o Secretário Estadual, o governo está negociando com o Hoftalon a oferta de cirurgias mais complexas. Cerca de 150 pessoas na região de Londrina aguardam na fila por um procedimento como esse.