Os 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas, já estarão disponíveis para atendimento à população nesta quarta-feira (12). O prazo deste atendimento é por tempo indeterminado, enquanto o Estado precisar.
A Secretaria de Estado de Saúde entregou aos representantes dos dois hospitais da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, equipamentos para instalação de mais UTIs na região, exclusivas para pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Os 13 kits de respiradores e monitores foram destinados ao Honpar e ao Hospital da Providência, em Apucarana.
O contrato para novos leitos é feito em parceria, já que o hospital entra com os leitos e profissionais, e o governo com medicamentos para sedação, respiradores e monitores, que foram entregues hoje na unidade hospitalar.
O tratamento para paciente com Covid no Honpar, recebeu desde o início da pandemia 815 pacientes, sendo que 246 foram encaminhados para o tratamento domiciliar, 352 foram internados e 217 deles foram curados até o momento. O índice de mortalidade pelo covid-19 está compatível com os dados estatísticos apresentados pelos grandes hospitais do Brasil e aceitos mundialmente.
Nas duas últimas semanas o Hospital Norte do Paraná – Honpar, esteve com lotação acima de 100% dos leitos de UTI, uma grande demanda de casos graves de várias regionais de saúde.