Convênio com Hospital de Olhos de Londrina tem como objetivo promover mais de mil operações, que serão custeadas com recursos do governo federal.
A Prefeitura de Londrina firmou acordo com o Hospital de Olhos, o Hoftalon, para dar agilidade à fila de pacientes que necessitam de cirurgias de catarata. O Ministério da Saúde liberou aproximadamente R$ 1 milhão para a iniciativa. No primeiro dia de atendimento, realizado no último sábado, mais de 300 pessoas aguardavam os exames. Dez delas já seriam submetidas às operações.
O diretor da entidade, Nobuaqui Hasegawa, relembrou que o recurso federal serve para pagamento de uma dívida antiga que a administração municipal tinha com o órgão.
Quase 100% dos pacientes do Hoftalon vêm do Sistema Único de Saúde. Segundo o prefeito Marcelo Belinati, a verba usada no mutirão da catarata faz parte de um pacote de R$ 17 milhões. Na medida que o dinheiro for aplicado, a Secretaria Municipal de Saúde fará o encaminhamento da demanda aos hospitais que foram credenciados.
De acordo com o secretário responsável pela pasta, Felippe Machado, o Hoftalon foi escolhido por ser referência no tratamento ocular no Paraná. Até o fim do ano, a expectativa é realizar 1,5 mil cirurgias.
Se a demanda não for zerada até dezembro, Machado não descartou a possibilidade de mais investimentos.
Conforme o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, os equipamentos cedidos pelo governo ficarão até o encerramento do mutirão.