Entrevista do advogado Diogo Vilela Berbel
Perfumes e maquiagens estão entre os itens que mais acumulam tributos.
Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT mostram que os presentes para as mães compreendem tributos embutidos entre 17 e 78%.
Os produtos que variam entre cosméticos, flores, eletrônicos como tablets celulares, roupas e acessórios como bolsas e relógios variam significativamente.
Os presentes mais comprados no Dia das Mães podem ser também os que mais acumulam impostos. As maquiagens e os perfumes ficam com tributos embutidos entre 69 e 78%.
Segundo o advogado Diogo Berbel, esses itens são mais tributados por serem considerados supérfluos acumulam mais impostos.
A solução é pesquisar, um almoço e flores podem custar bem menos. Um almoço tem de tributos em média 32% já as flores acumulam 17% e o item que carrega a menor carga tributária é um bom livro com 15% de imposto acumulado.
Berbel explica que já existe proposta de mudança para queda desse acumulo de impostos em produtos de consumo na reforma tributária que tem como relator o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly.