Por medida de segurança, em decisão conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, o Hospital Norte do Paraná decidiu suspender os atendimentos gerais após registrar, essa semana, sintomas de gripe em alguns profissionais. A Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Estadual de Saúde decidiram realizar exames de Swab em todos os trabalhadores do hospital, além de outras medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19 na unidade.
Montgomery Benites, diretor do Honpar, diz que a decisão foi tomada após cinco funcionários apresentarem sintomas gripais. Eles foram afastados e o material para o exame da Covid-19 colhido.
Até que os resultados dos testes sejam divulgados, o que deve ocorrer ainda no fim da semana, todos os internamentos, exames e cirurgias eletivas estão suspensas. Apenas os pacientes confirmados para a Covid-19, que são atendidos em uma ala totalmente separada, e os casos de urgência e emergência continuam sendo recebidos pela unidade.
Segundo o diretor do hospital, o atendimento dos casos eletivos só deve ser retomado a partir do início da próxima semana, a depender dos resultados dos exames para o coronavírus.
O Honpar tem um total de 220 leitos, sendo 46 de UTI e o corpo clínico é formado por aproximadamente 150 médicos das mais diversas especialidades, entre elas cirurgia geral, cardiologia e cirurgia cardíaca, neurologia e neurocirurgia.
Hoje, a Instituição é classificada como hospital geral de grande porte e atende pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde de mais de 150 municípios.